Mudanças entre as edições de "Requisitos básicos para o uso dos sistemas da Fênix em Rede"

De WikiFenix
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Com o intuito de auxiliar aos usuários da Fênix, quando usando os sistemas em Rede, estamos detalhando abaixo algumas recomendações, que, entendemos serem necessárias para o...')
(Sem diferença)

Edição das 10h48min de 29 de outubro de 2014

Com o intuito de auxiliar aos usuários da Fênix, quando usando os sistemas em Rede, estamos detalhando abaixo algumas recomendações, que, entendemos serem necessárias para o bom funcionamento dos mesmos. Principalmente os aplicativos da Contabilidade que, devido ao advento do PCASP, passaram a geram um grande volume de dados que devem ser armazenados no BANCO DE DADOS do sistema.


-Equipamentos recomendados:

-Servidor de Rede rodando Windows Server, com no mínimo 4 GB de memória RAM e Placa de rede GIGABIT. Exemplo: Dell PowerEdge T110 II;

-Switch empresarial compatível com velocidade GIGABIT. Exemplo: Dell Networking 2800 Series;

- Estações (Terminais) rodando Windows 7 PRO ou superior, com no mínimo 4 GB de memória RAM, placa de rede GIGABIT e processador Intel i3 / AMD Phenom II X4 ou superior;
- Cabos de rede do tipo CAT6 que permitem a velocidade GIGABIT;
- Nobreak para o Servidor, Switch e Terminais.

Observação: De maneira alguma a Fênix recomenda a instalação dos seus sistemas em redes WIRELESS, pois as mesmas não possuem a velocidade necessária para uma boa performance, mais informações sobre isso abaixo.

-Avaliando se a sua rede possui a velocidade mínima necessária:

Para avaliar se a sua rede atual ou recém montada possui a velocidade mínima necessária para executar os sistemas da Fênix com uma boa performance, recomendamos que você se dirija a alguma estação da sua rede e baixe o seguinte software:

http://www.fenix.com.br/files/NASTester.exe


Após isso, execute o mesmo e em “Nas drive letter” coloque o DRIVE MAPEADO da sua rede onde está ou onde você pretende armazenar o banco de dados dos sistemas da Fênix. Se o drive for por exemplo “F:”, coloque a letra F. Altere também o campo “Loops” para 1, conforme a imagem abaixo:




Feito isso, clique no botão “Benchmark” e aguarde com paciência a conclusão do teste que não deverá demorar muito caso a sua rede tenha uma boa performance. É recomendado que ninguém mais esteja acessando a rede durante esse teste para que o resultado não seja alterado. Mesmo que esse software deixe de responder por um longo período durante a sua execução, aguarde, é assim mesmo, sinal que a sua rede não é muito rápida.
O que esse software faz é executar uma sequência de gravações e leituras de arquivos para testar a velocidade da sua rede. Recomendamos que o teste seja realizado em todas as estações que você pretende executar os sistemas da Fênix.
Após a conclusão, o software irá mostrar em sua tela a velocidade de gravação e leitura que obteve no teste, para avaliar, utilize a primeira velocidade mostrada, que é a de gravação (write) e siga o seguinte roteiro:

• Se o resultado for menor que 10 MB/seg, não há a menor possibilidade de ter uma boa performance, não recomendamos o uso dos sistemas da Fênix em uma rede com essa velocidade, nesse caso recomendamos que invista em uma rede melhor ou utilize o sistema em modo monousuário com o armazenamento do banco de dados na mesma estação que o usuário irá acessar os sistemas;
• Se o resultado for maior que 10 MB/seg, porém menor que 30 MB/seg, a performance será razoável nos sistemas da Fênix, porém ainda não é o ideal;
• Se o resultado for maior que 30MB/seg, a performance dos sistemas da Fênix deverá ser excelente.


Veja a seguir os exemplos de velocidades obtidos em uma rede de excelente performance e em uma rede de performance ruim.


Exemplo de teste realizado obtendo como resultado uma performance excelente (rede GIGABIT):

Veja que obtivemos um resultado de 87,53 MB/seg para gravação e 95,98 MB/seg para leitura, o que mostra que essa rede possui uma velocidade excelente.


Exemplo de teste realizado obtendo como resultado uma performance ruim (rede Wireless N):

Viu a diferença!? A rede GIGABIT foi quase 20 vezes (!!) mais rápida que uma rede wireless do último padrão popular, que é o N.


Observações gerais:

• Quedas de energia podem danificar de maneira definitiva seu banco de dados, ainda mais quando usado em rede, por isso é essencial que você faça backups diários e possua um nobreak ao menos para o seu servidor;
• Qualquer equipamento na sua rede que não seja GIGABIT, mesmo que só um (seja o servidor, switch, estação ou mesmo os cabos de rede) irá influenciar negativamente na performance da sua rede;
• Apenas os roteadores wireless do novo padrão AC possuem uma velocidade razoável, porém todas suas estações devem ser compatíveis com esse padrão wireless AC, e mesmo assim a velocidade deixa a desejar, por isso não recomendamos o uso dos sistemas da Fênix em redes wireless.