Juichi Sagara
(1934 - 2001)
Nascido em Tókio, Japão, no ano de 1934, aos dezesseis dias de fevereiro, Mestre Sagara sempre teve uma vida dedicada ao Karatê. Faixa preta 8º grau pela FMK e 3º grau pela NKK, sua trajetória dentro da modalidade foi cunhada através de bons atos e exemplos.
Sensei Sagara formou-se bacharel em Economia pela Universidade de Takushoku, ocupando posições honrosas nesta área. Sempre preocupado com a qualidade de vida e desenvolvimento humano, Sensei ocupou cargos importantes no Brasil e no mundo, realizando intercâmbios culturais, criando projetos de desenvolvimento para o Brasil com a cooperação mútua entre nosso país e países do oriente em diversas áreas como agricultura, economia, educação, cultura, esporte e ecologia.
Introdutor do Karatê no Brasil, Mestre Sagara nunca hesitou em passar seu conhecimento, em diversas áreas, aos mais de 120 mil alunos que teve a oportunidade de ensinar. Hoje seu legado continua, através dos precursores do Karatê tridimensional.
Pouco antes de sua morte, Sensei dedicava-se totalmente, como organizador geral, ao sonho de construção de uma cidade do esporte através de um intercâmbio cultural esportivo Brasil / Japão, que deveria ser um protótipo da paz.
Autoridade máxima do Karatê Shotokan na América do Sul, teve uma passagem brilhante como administrador fundando as Federações de karate de São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. Como presidente da FPK, reestruturou e empenhou-se em tratar a modalidade não só como esporte, mas como filosofia, resgatando o Budô. Ao falecer ocupava o cargo de presidente de honra da federação.
Momento de reflexão:
Qual a diferença entre a Arte Marcial e o Pugilismo ? ''Ps. Matéria cedida pelo sensei Lee Jackson. que foi aluno durante vários anos do Shiran Juichi Sagara. |
UNIQ35b339eb7599e274-addhtml-00000000-QINU |