|
Irineu de Assis - 6º Dan (Vice-Presidente da ASKT/ISKF / Centro-Oeste)
No ano de 1971, um garoto de apenas 12 anos de idade manifestou o desejo de treinar karatê. Na sua cidade Natal, Trindade, Estado de Goiás, não havia nenhuma Academia e nenhuma chance dele começar a treinar. Foi aí que surgiu a idéia de vir para Goiânia procurar um local de treinamentos. Sem apoio da família e com sérios problemas financeiros, o garoto Irineu de Assis, resolveu procurar um emprego à tarde, em um bar próximo, à sua casa (em troca dos passes de ônibus). Estudar de manhã e ir para Goiânia à noite treinar karatê na Academia do Professor Pedro Mizukami, era sua rotina diária. E foi assim que tudo começou; freqüentou a Academia durante 7 anos, dos 12 aos 19 anos, até se formar faixa preta 1º Dan. Quando ele conquistou a sua tão sonhada Faixa Preta, em 1979, deu evasão a realização de um sonho; montar a sua própria Academia. Ainda com uma situação financeira muito precária, e sem contar com nenhuma apoio da família, começou a dar aulas de karatê em um salão próximo à sua casa; com ajuda de alguns amigos; que se tornaram seus primeiros alunos; dai surgiu a estrutura embrionária do que e hoje em dia o Centro Esportivo Sol Nascente.
Sensei Irineu de Assis, hoje Shihan, 6º Dan, ministrou aulas para mais de 3.000 karatecas, formou 111 faixa-preta, fez vários campeões Goianos, Brasileiros, Sul-americanos e Panamericano de Kumite e Kata.
Nestes 30 anos também foi atleta da Seleção Brasileira por alguns anos, sagrando-se Campeão Goiano, Brasileiro e Sul-americano. Fez parte da comissão técnica da Fekaego (Federação de Karatê do Estado de Goiás), como presidente por 2 mandatos; da C.F.K.; como árbitro / nível A de Kata e Kumite; já participou de 3 mundiais: no México, na França e no Japão como árbitro, representando o Brasil e o Estado de Goiás.
|
|