Aqui detalharemos alguns procedimento de conferência, verificação e publicação do Balancete Mensal. Após realizados todos os lançamentos contábeis do mês, tais como Empenhos, Liquidações, Ordens de Pagamento, lançamentos de Receitas, conciliação das contas bancárias, você poderá passar as seguintes etapas:
- Processamento das Alterações de Saldos, caso seja necessário – [Aplicativo: Contab];
- Geração do movimento do Balancete de Verificação (PCASP) – [Aplicativo: Contab];
- Avaliação dos Avisos, Alertas e Erros emitidos – [Aplicativo: Contab];
- Emissão e avaliação dos Anexos da LRF – [Aplicativo: LRF];
- Geração do SICONFI conforme o período de entrega da Entidade. Entregar os dados no portal do
SICONFI – [Aplicativo: Gerencial];
- Publicação dos Anexos da LRF no Portal da Transparência – [Aplicativo: LRF];
- Exportação de Dados para os Tribunais de Contas (Caso tenha esta situação em seu Estado) – [Aplicativo: Contab];
- Publicação do Anexo: DCASP – Balancete Financeiro no Portal da Transparência – [Aplicativo: Gerencial];
- Publicação do Anexo: Relação da Movimentação Mensal dos Programas, Ações e Empenhos – Conforme Art 3º, § 5º TAG 2018 no Portal da Transparência (Apenas para usuários do Estado do Pará) – [Aplicativo: Contab];
- Finalizando deve-se bloquear o mês para que não seja permitido mais mudanças no mesmo – [Aplicativo: Contab];