Com a implementação do Plano de Contas Único – PCASP, o controle de Saldos Extraorçamentários deverão seguir alguns procedimentos para que se possa efetuar o lançamento de Baixas via Lançamentos Extras e emissão de Ordens de Pagamento do tipo Previdência Social-Recolhimento e Outras.
1 – O Balanço Geral do Exercício Anterior deve estar fechado, porque e dele que o Contab irá processar os Saldos de Abertura das Contas do Ativo e Passivo;
2 – Com o Balanço Geral do Exercício Anterior ok, deve-se Gerar o movimento do Plano de Contas Único (PCASP) no Contab, em JANEIRO, para que os saldos de abertura das contas sejam trazidas para o Balancete de Verificação;
3 – A seguir o usuário deverá efetuar todos os lançamentos do mês, lançamentos ditos Normais (empenhos, Ordens de Pagamento, Receitas Orçamentárias e Receitas Extras também);
4 – Agora deverá Gerar o movimento do Plano de Contas Único (PCASP) novamente, para que o sistema totalize os valores de inscrição das contas;
5 – A etapa agora, será a da Emissão das Baixas, via Lançamentos Extras e/ou emissão de Ordens de Pagamento do tipo Previdência Social-Recolhimento e Outras;
Caso, após a realização destes procedimentos acima o usuário não tenha saldos das contas para serem baixados, deverá emitir, os relatórios que constam do sistema Contab – Gerencial (Relatórios e Pesquisas Gerenciais) , Ativo Realizável (Lei 4.320/64), quando dando baixa nas contas do grupo 1-Ativo, ou o Demonstrativo da Dívida Flutuante (Lei 4.320/64), quando dando baixa nas contas do grupo 2-Passivo.
*Atenção a seguinte situação:
-Uso de contas contábeis diferentes quando da Retenção (descontos das Ordens de Pagamento) com a emissão de Baixas (via Lançamentos Extras e/ou emissão de Ordens de Pagamento do tipo Previdência Social-Recolhimento e Outras) . Esta situação deve ser ajustada, caso o usuário tenha detectado este problema, segue abaixo um exemplo do uso correto da conta relativa ao INSS tanto na retenção, quanto no recolhimento.