- Esta situação normalmente ocorre no Final do mês, quando o Tesoureiro emite cheques para pagamentos diversos, sendo que, não a Saldo disponível na conta bancária para cobertura dos mesmos, pois, os valores estão aplicados.
- Lembramos de que os valores aplicados, não são disponibilidades contábeis, ou seja, os mesmos não estão disponíveis para uso imediato, pois, demandam de processo de Resgate dos valores, ou solicitados pelo Tesoureiro ou Processados automaticamente pelo banco, geralmente à noite.
- Para sanar o problema contábil, pois isto, não se configura como uma falha administrativa, o usuário do sistema deverá efetuar um lançamento Extra-Orçamentário, no valor que estiver negativo na Conta, no mês em que a mesma ocorreu. A seguir no mês seguinte, deverá efetuar outro lançamento Extra-Orçamentário, para regularizar o valor negativo.
Ex: 01/2020: Conta apresentou saldo negativo de -100,00
Criar um título da Extra-orçamentaria, caso o mesmo não existe, com os seguintes campos:
Descrição: Banco do Brasil – Saldo Negativo
Tipo do Lançamento: Receita Extra-Orçamentária
Tipo do Lançamento Extra: Débitos / Tesouraria
A seguir incluir o lançamento Extra, sendo que ao final do lançamento do mesmo, será gerado um Crédito na conta Bancária que estava Negativa.
Agora, no mês seguinte, o usuário deverá repetir o processo, só que efetuando o lançamento Extra na Despesa, ou seja, criando um Título da Extra para registro do mesmo.