Requisitos básicos para o uso dos sistemas da Fênix em Rede

De WikiFenix
Revisão de 11h21min de 4 de maio de 2015 por Fenix (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Com o intuito de auxiliar aos usuários da Fênix, quando usando os sistemas em Rede, estamos detalhando abaixo algumas recomendações, que, entendemos serem necessárias para o bom funcionamento dos mesmos. Principalmente os aplicativos da Contabilidade que, devido ao advento do PCASP, passaram a geram um grande volume de dados que devem ser armazenados no BANCO DE DADOS do sistema.


-Equipamentos recomendados:

-Servidor de Rede rodando Windows Server, com no mínimo 8 GB de memória RAM e Placa de rede GIGABIT. Exemplo: Dell PowerEdge T110 II;

-Switch empresarial compatível com velocidade GIGABIT. Exemplo: Dell Networking 2800 Series;

- Estações (Terminais) rodando Windows 7 PRO ou superior, com no mínimo 4 GB de memória RAM, placa de rede GIGABIT e processador Intel i3 / AMD Phenom II X4 ou superior;
- Cabos de rede do tipo CAT6 que permitem a velocidade GIGABIT;
- Nobreak para o Servidor, Switch e Terminais.

Observação: De maneira alguma a Fênix recomenda a instalação dos seus sistemas em redes WIRELESS, pois as mesmas não possuem a velocidade necessária para uma boa performance, mais informações sobre isso abaixo.


-Avaliando se a sua rede possui a velocidade mínima necessária:

Para avaliar se a sua rede atual ou recém montada possui a velocidade mínima necessária para executar os sistemas da Fênix com uma boa performance, recomendamos que você se dirija a alguma estação da sua rede e baixe o seguinte software:

http://www.fenix.com.br/files/NASTester.exe


Após isso, execute o mesmo e em “Nas drive letter” coloque o DRIVE MAPEADO da sua rede onde está ou onde você pretende armazenar o banco de dados dos sistemas da Fênix. Se o drive for por exemplo “F:”, coloque a letra F. Altere também o campo “Loops” para 1, conforme a imagem abaixo:


NASTester figura 1.png


Feito isso, clique no botão “Benchmark” e aguarde com paciência a conclusão do teste que não deverá demorar muito caso a sua rede tenha uma boa performance. É recomendado que ninguém mais esteja acessando a rede durante esse teste para que o resultado não seja alterado. Mesmo que esse software deixe de responder por um longo período durante a sua execução, aguarde, é assim mesmo, sinal que a sua rede não é muito rápida.


O que esse software faz é executar uma sequência de gravações e leituras de arquivos para testar a velocidade da sua rede. Recomendamos que o teste seja realizado em todas as estações que você pretende executar os sistemas da Fênix.


Após a conclusão, o software irá mostrar em sua tela a velocidade de gravação e leitura que obteve no teste, para avaliar, utilize a primeira velocidade mostrada, que é a de gravação (write) e siga o seguinte roteiro:


• Se o resultado for menor que 10 MB/seg, não há a menor possibilidade de ter uma boa performance, não recomendamos o uso dos sistemas da Fênix em uma rede com essa velocidade, nesse caso recomendamos que invista em uma rede melhor ou utilize o sistema em modo monousuário com o armazenamento do banco de dados na mesma estação que o usuário irá acessar os sistemas;


• Se o resultado for maior que 10 MB/seg, porém menor que 30 MB/seg, a performance será razoável nos sistemas da Fênix, porém ainda não é o ideal;


• Se o resultado for maior que 30MB/seg, a performance dos sistemas da Fênix deverá ser excelente.


Veja a seguir os exemplos de velocidades obtidos em uma rede de excelente performance e em uma rede de performance ruim.


Exemplo de teste realizado obtendo como resultado uma performance excelente (rede GIGABIT):


NASTester figura 2.png


Veja que obtivemos um resultado de 87,53 MB/seg para gravação e 95,98 MB/seg para leitura, o que mostra que essa rede possui uma velocidade excelente.


Exemplo de teste realizado obtendo como resultado uma performance ruim (rede Wireless N):


NASTester figura 3.png


Viu a diferença!? A rede GIGABIT foi quase 20 vezes (!!) mais rápida que uma rede wireless do último padrão popular, que é o N.


-Observações gerais:

• Quedas de energia podem danificar de maneira definitiva seu banco de dados, ainda mais quando usado em rede, por isso é essencial que você faça backups diários e possua um nobreak ao menos para o seu servidor;


• Qualquer equipamento na sua rede que não seja GIGABIT, mesmo que só um (seja o servidor, switch, estação ou mesmo os cabos de rede) irá influenciar negativamente na performance da sua rede;


• Apenas os roteadores wireless do novo padrão AC possuem uma velocidade razoável, porém todas suas estações devem ser compatíveis com esse padrão wireless AC, e mesmo assim a velocidade deixa a desejar, por isso não recomendamos o uso dos sistemas da Fênix em redes wireless.