Orientação: Elenco da Natureza Contábil no Plano Contas

De WikiFenix
Revisão de 10h01min de 13 de maio de 2011 por Fenix (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

PCASP.jpg

Natureza das Contas do "ATIVO" Natureza das Contas do "PASSIVO"

No Ativo estão elencadas contas contábeis que apresentam saldo final predominantemente DEVEDOR. Exceções correspondem a conta BANCO no grupo do Disponível, que pode no final de um período apresentar saldo Credor conforme extrato bancário. ATENÇÃO o CAIXA jamais sera credor. No grupo do Ativo Permanete, a conta referente a depreciações acumuladas apresentam sempre saldo CREDOR.

Salvo as exceções, predomina saldo Devedor no elenco do Ativo, caso contrario, ao apresentar saldo credor é em virtude de erros de registros contábeis, como por exemplo: Pagamento de OP em excesso ou erros nos Lançamentos Extra-Orçamentários.

A natureza D/C significa ser conta Hibrida ou Mista, ou seja, possui saldo Devedor ou Credor.

No Passivo estão elencadas contas contábeis que apresentam saldo final predominantemente CREDOR. Exceções correspondem as contas do grupo PATRIMÔNIO LÍQUIDO, que podem apresentar saldo devedores em virtude dos déficits apresentados no exercício.


Salvo as exceções, predomina saldo Credor no elenco do Passivo, caso contrário, ao apresentar saldo devedor é devido ao excesso de baixas e menos inscrições, resumindo excesso de pagamento, como por exemplo: pagto de INSS sem a devida inscrição na despesa extra-orçamentária.

A correta apropriação das contas do Ativo e Passivo proporciona a correta geração do Anexo I (Ativo Realizável) e Anexo 17 (Demonstrativo da Dívida Flutuante) e seus saldos apurados. Relatórios estes que constam do aplicativo Contab - Gerencial (Relatórios e Pesquisas Gerenciais).

PCASP2.jpg


Natureza das Contas da "DESPESA" Natureza das Contas da "RECEITA"

No elenco das contas de DESPESA é caracterizado saldo predominantemente devedor, nesse grupo prevalece a segunda etapa da despesa, a liquidação.

No grupo 3 e 4 é evidenciado o acompanhamento da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.

A correta movimentação nesses grupos permite a correta apuração do Superavit ou Deficit Patrominal.

Não existe impedimento no elenco de contas onde possa lançar a Crédito alguma Despesa e a Débito alguma Receita, portanto o Saldo apurado no grupo da Despesa predomina Devedor e da Receita predomina Credor.

No lado da RECEITA é onde demonstra-se a movimentação no momento da Arrecadação de Receita por parte do Ente.

No sistema Contab - Gerencial (Relatórios e Pesquisas Gerenciais), o Anexo 15 (Demonstrativo de Variações Patrimoniais) utiliza da movimentação do grupo 3 e 4 para gerar o relatório, respeitando o que esta inserido nos balancentes contábeis.

PCASP3.jpg


RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCÍCIO</u <u>RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCÍCIO

Apresenta o registro dos atos e fatos ligados à Execução Orçamentaria, ou seja tudo que pode vir a modificar o patrimônio do ente, em especial com Transferências Financeiras, mutações passivas e Decrescimos Patrimoniais.

Caracteriza saldo predominantemente Devedor.

Tem a função inversa do grupo 5, pois este grupo visa os atos e fatos que pode modificar o patrimônio, só que de forma Positiva, como as Transferências Financeiras, mutações ativas e Aumento Patrimonial.

Caracteriza saldo predominantemente Credor.