GOIÁS-Processamento Obrigatório do Siafem (Plano de Contas Único) para exportação do Balanço 2012

De WikiFenix
Revisão de 13h20min de 30 de novembro de 2012 por Fenix (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

GOIÁS - 2012 - Processamento Obrigatório do Siafem (Plano de Contas Único) para exportação do Balanço 2012.

Com a publicação do Layout do Balanço Geral - 2012, IN 015/2012. Tornou-se obrigatório o processamento do Siafem (Plano de Contas Único) para que se efetuem a exportação do Balanço 2012.

Para tanto, a Fênix ajustou o aplicativo Contab, travando a obrigatoriedade de se trabalhar com o Siafem no ano de 2012.


A partir da instalação da versão com esta obrigatoriedade, o usuário deverá, efetuar os seguintes procedimentos, abaixo relacionados, para que consiga fechar o mesmo, mensalmente.


ATENÇÃO: Os dados do Balancete de Verificação que serão enviados ao TCM-GO, serão gerados com base no DEZEMBRO/2012.


Passos para se adequar e reprocessar os dados corretamente do Siafem:


1 - Acessar o aplicativo do BALANÇO no ano de 2011:

-Em todas as telas de Entradas de Dados o usuário deverá verificar em quais esta habilitado o campo Siafem (Plano de Contas Único), editando estes registros e informando a conta do mesmo a ser vinculada.

-Este procedimento e Obrigatório, pois estas lançamentos de 2011 e que darão origem ao Saldo de Abertura das contas em 2012, sendo que somente poderão ser movimentadas contas que tenham Saldo.


2 - Acessar o aplicativo do CONTAB no ano de 2012 em JANEIRO:

-Ao acessar o Contab, o usuário observará que, o botão Siafem estará habilitado em 2012, sendo que ele deverá ser utilizado para se realizar a realização de todos os procedimentos de cálculos de saldos e geração de movimentos.


-Ao acessar o sistema, o usuário deverá, agora, realizar as configurações iniciais para o uso do Siafem. Siga os passos abaixo:


a - Acessar no menu Cadastro, a opção Tabelas Auxiliares, as seguintes opções, Retenções/descontos das OPs, Títulos da Extra-Orçamentária, e efetuar a edição de todos os registros destas telas, informando a conta do Siafem para os mesmos;


b - Acessar no menu Banco/Receita, Controle Bancário, acessando a tela de Aplicações no Mercado de Capitais, selecionado a conta do Siafem que será vinculada aos lançamentos. para os mesmos;

  • Após selecionada a conta padrão, deverão ser Editados todos os lançamentos e selecionada a conta do Siafem para os mesmos.


c - Acessar no menu Extra-Orçam., a opção Manutenção de Lançamentos Extras, e efetuar a edição de todos os registros desta tela, informando a conta do Siafem para os registros que estiverem sem as mesmas;


d - Acessar no menu Patrim./Obras, as opções Obras do exercício e Aquisição de Imóveis e Bens Móveis, e efetuar a edição de todos os registros destas telas, informando a conta do Siafem para os registros que estiverem sem as mesmas;


e- Acessar o menu Siafem, a opção Processamento do Siafem, e na ABA Lançamentos Automatizados, lançar os dados para a geração dos movimentos, de acordo com a tela, 1a, 2a e Última Etapa.

f - Agora deve-se acessar a ABA Processamentos, e clicar no Botão Gerar Movimento do Mês. Para mais informações, deve-se consultar o Manual do Siafem, que se encontra neste portal WikiFenix, bem como toda a documentação de Ajuda das diversas telas do Contab.