Mudanças entre as edições de "Passo a Passo Licitação"

De WikiFenix
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 4: Linha 4:
  
  
''Os passos a seguir são as instruções básicas de uso do sistema COMPRAS e LICITA, sistema esses que são integrados possuindo um banco de dados único.
+
''Os passos a seguir são as instruções básicas de uso do sistema COMPRAS e LICITA, sistema esses que são integrados possuindo um banco de dados único.''<br>
Para que exista um processo licitatório é necessário que exista uma solicitação de compra anteriormente cadastrada.
+
''Para que exista um processo licitatório é necessário que exista uma solicitação de compra anteriormente cadastrada.''
Para cada passo é possível visualizar uma breve explicação e uma vídeo aula que exemplifica o tema, uma mesma vídeo aula pode contemplar mais de um passo.''
+
<br>
 +
''Para cada passo é possível visualizar uma breve explicação e uma vídeo aula que exemplifica o tema, uma mesma vídeo aula pode contemplar mais de um passo.''
  
 
<big>'''Assistir os vídeos é essencial para o aprendizado de uso do sistema.'''</big>
 
<big>'''Assistir os vídeos é essencial para o aprendizado de uso do sistema.'''</big>
  
Passos:
+
<big>'''''Passos:'''''</big>
  
 
1 - Cadastrar Requisição (não obrigatório)
 
1 - Cadastrar Requisição (não obrigatório)

Edição das 14h40min de 8 de janeiro de 2019


Passo a Passo Licitação - TCM-GO (Fluxograma)


Os passos a seguir são as instruções básicas de uso do sistema COMPRAS e LICITA, sistema esses que são integrados possuindo um banco de dados único.
Para que exista um processo licitatório é necessário que exista uma solicitação de compra anteriormente cadastrada.
Para cada passo é possível visualizar uma breve explicação e uma vídeo aula que exemplifica o tema, uma mesma vídeo aula pode contemplar mais de um passo.

Assistir os vídeos é essencial para o aprendizado de uso do sistema.

Passos:

1 - Cadastrar Requisição (não obrigatório) A requisição é o início de todo processo de compra, o servidor notando a necessidade em seu setor de determinado item, requere a administração a compra do mesmo, podendo a administração acatar a requisição ou não.

2- Marcar itens para compra na tela Atendimento de Requisição (Não obrigatório) A administração recebe a requisição e julgando realmente ser necessário a compra dos itens, marca cada um deles para compra futura.

3- Criar Solicitação de compra Nesta etapa a administração dará início ao processo de compra, será informado o objetivo da compra e os itens que irão compor essa compra específica, caso tenha feita a requisição e a marcação para compra futura, basta então buscar os itens marcados para compra, trazendo assim todos os itens que já foram marcador previamente. Caso não tenha requisição de compra, poderá incluir item por item nessa tela de solicitação, a inclusão nesta tela também é feita no caso de compra de bem permanente ou serviço.

4- Cadastro de orçamento Todo processo de compra precisa conter orçamentos para que a administração tenha conhecimento do preço de mercado do item, o cadastro de orçamento é feito na tela de solicitação de compras, o correto é ter no mínimo 3 orçamentos, para que as empresas apareçam para envio de orçamento, é necessário que as mesmas estejam cadastradas na tela de pessoas.

5- Criar licitação Agora já no sistema LICITA, devemos dar entrada na criação da licitação, aqui preenchemos campos como tipo de licitação, comissão de licitação, data de publicação do edital e afins, todas as informações básicas a respeito da licitação.

6- Buscar itens com base na solicitação de compra criada A solicitação de compra criada pode ser pesquisada trazendo assim todos os itens que compõe a solicitação de compra, para o processo licitatório. Todo esse processo é feito através do botão Manter item, localizado na aba Itens.

7- Cadastrar informações adicionais da licitação Cadastro completo da licitação contendo Informações da licitação como por exemplo:

Lote, Responsáveis, Parecer, Comissão, Dotação Orçamentária, dados da publicação (Obrigatório o cadastro destas informações para o TCM-GO)

8- Anexar Documentos digitais Cadastro dos documentos que compõe o processo licitatório até o momento, como por exemplo o Edital e a comprovação de publicação de dados, sendo esses obrigatórios no envio da primeira etapa ao TCM-GO, deve-se assinar digitalmente os arquivos e fazer o envio individual dos mesmos atráves desta tela.


Todas as etapas acima devem acontecer anteriormente a data prevista para a licitação.

9- Cadastrar Proponentes Esta etapa já acontece na data do pregão, tendo conhecimento das empresas que participarão da licitação, procedemos então para o cadastro das mesmas no processo, aqui poderemos anexar documentos referentes ao participante, assim como indicar o representante legal presente na licitação.

10- Operar Licitação (Fase de Lances/Propostas) Etapa mais crítica do processo, deve-se dar entrada nas propostas de cada participante, processo este que pode ser feito manualmente ou pode-se importar a proposta digitalmente, após isso dá-se início a fase de lances, lances sendo digitados em tempo real no sistema, acompanhando as rodadas e as observações que ocorrerem neste processo, nesta etapa vemos também a classificação e julgamento final de cada item.

11- Adjudicação e impressão da Ata Final Etapa final do processo, Tendo feito o julgamento de todos os itens partimos para a homologação dos vencedores e por fim a impressão da ata final, aqui temos duas opções, a Ata final que é rápida porém sem possibilidade de edição e a Ata Final Editável que leva um tempo maior pra ser gerada, porém da a possibilidade de editar todo o conteúdo da mesma, sendo possível adicionar textos necessários e mudar alguma informação que passou equivocada no cadastro de alguma etapa do processo.